O QUE É ANEMIA?
Anemia é a condição na qual a concentração sanguínea de hemoglobina se encontra abaixo dos valores esperados, tornando-se insuficiente para atender as necessidades fisiológicas exigidas.
QUAIS SÃOS AS CAUSAS DE ANEMIA?
A principal causa de anemia é a deficiência de ferro, estando associada a mais de 60% dos casos em todo o mundo. Mas deficiência de diversos outros micronutrientes, perdas sanguíneas, processos infecciosos e patológicos concomitantes são outras possíveis causas.
É PREVALENTE NAS CRIANÇAS?
Estima-se que 40% a 50% das crianças apresentem anemia, sendo mais prevalente nas crianças menores de três anos.
POR QUE A ANEMIA É UMA URGÊNCIA?
O não tratamento da anemia pode trazer sérias consequências a saúde da criança!
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO TRATAR A ANEMIA?
No lactente pode ocorrer comprometimento do desenvolvimento cognitivo, do padrão de sono, da memória e do comportamento, repercutindo a longo prazo com menor desempenho escolar e distúrbios da aprendizagem, sendo que o possível impacto negativo permaneça por décadas mesmo após o tratamento.
A carência de ferro na infância também predispõe a cáries dentárias, menor discriminação e identificação de odores, alteração do paladar e do apetite além de alterações na imunidade e desenvolvimento audiovisual.
Há evidências de reversão parcial do déficit cognitivo ocasionado pela anemia quando o tratamento ocorre de maneira precoce e prolongada.
COMO FAZER O DIAGNÓSTICO?
Através de exames laboratoriais de rotina. Toda criança deve realizar hemograma, reticulócitos e ferritina a partir dos 12 meses de idade ou sempre que houver suspeita de anemia.
EXISTE PREVENÇÃO?
Sim! O aleitamento materno, a oferta de alimentos fontes de ferro e a contraindicação de leite de vaca antes de um ano de idade são algumas formas de evitar a deficiência de ferro. Além disso a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta a suplementação profilática de ferro elementar dos três aos 24 meses de idade independentemente do regime de aleitamento.
DIREITO DA CRIANÇA!
Nenhuma criança deveria ter deficiência de ferro por pré-natal inadequado, ausência de aleitamento materno, inadequada introdução de alimentos complementares com boas fontes de ferro ou falta da suplementação com ferro.
Portanto não deixe de levar seu filho no pediatra com regularidade! O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais!