O QUE É?
A CONSTIPAÇÃO FUNCIONAL é o atraso ou dificuldade na defecação, presente por DUAS OU MAIS semanas. Geralmente as evacuações ocorrem em frequência menor do que três vezes por semana, com fezes ressecadas e duras. Mas há casos em que a criança evacua diariamente, porém com muito esforço e dor e em cíbalos (“bolinhas duras” – as mães geralmente relatam como “cocô” de cabrito).
QUANDO PENSAR NESSE DIAGNÓSTICO?
Quando a criança permanece muitos dias sem evacuar e quando evacua elimina fezes extremamente volumosas e calibrosas/grossas (até entopem o vaso sanitário). Pode também acontecer a incontinência fecal, com escape de fezes (soiling) que suja a roupa íntima da criança.
O QUE A CONSTIPAÇÃO PODE CAUSAR NA CRIANÇA?
As fezes muito duras por vezes machucam o ânus e causam fissuras e sangramento. A mudança de comportamento também pode ser notada, as crianças criam um verdadeiro “pavor de evacuar” e se recusam a sentar no vaso sanitário ou pinico e acabam por expelir as fezes em lugares diferentes, como atrás de cortinas ou portas. As complicações incluem infecções urinárias de repetição, enurese (xixi na cama) e até diminuição do apetite.
O QUE FAZER?
Quando os familiares detectam esse problema devem entrar em contato com o pediatra. Quanto mais se retarda o início do tratamento, maior é o tempo necessário para restituir um hábito intestinal normal
TEM TRATAMENTO?
Sim! O tratamento da constipação funcional inclui ORIENTAÇÕES a família, TREINAMENTO ESFINCTERIANO da criança, CORREÇÃO DE ERROS ALIMENTARES, DESIMPACTAÇÃO do fecaloma e a manutenção com a utilização de MEDICAMENTOS ADEQUADOS para a criança. Se você percebeu que seu filho(a) está com “intestino preso” converse com seu pediatra, a constipação traz consequências importantes à vida criança e com tratamento adequado a constipação funcional pode ser resolvida!